sábado, 27 de setembro de 2008

NEWS - Gilmour toca canção rara em lembrança a Wright

O guitarrista do PINK FLOYD, David Gilmour, tocou uma das primeiras canções do grupo em homenagem ao tecladista Richard Wright, que faleceu na semana passada.

Gilmour realizou uma pungente performance de "Remember a Day", escrita por Wright, que morreu de câncer aos 65 anos. A canção é do segundo álbum do PINK FLOYD, de 1968, "Saucerful of Secrets".

"Ele criou um som que unia todo o Pink Floyd", disse Gilmour no programa de Jools Holland na BBC Two. "Ele era bastante pretensioso, mas muito talentoso e adorável. Estamos incrivelmente tristes por tê-lo perdido."

Wright acompanharia Gilmour na mesma apresentação, mas havia enviado uma mensagem de texto ao guitarrista há três semanas dizendo que não poderia tocar. Após sua morte, Gilmour decidiu tocar "Remember a Day". Essa canção não era tocada ao vivo há muitos anos.

Wright gravou os vocais na versão original, pouco antes de Gilmour se unir à banda. Gilmour se lembra de ter conhecido Wright em 1965, quando seu primeiro grupo fazia a abertura para o Pink Floyd em "escolas e clubes de jovens". Wright era "muito tímido e quieto", disse ao apresentador Jools Holland.

Quando perguntado sobre a contribuição de Wright ao PINK FLOYD, respondeu: "ele trouxe um elemento meio jazzístico, mais etéreo a tudo. Ele tinha um talento um tanto esquivo, vamos chamá-lo de alma, que unia a coisa toda. É algo que se nota quando está faltando."

Uma edição do programa foi exibida terça-feira e uma versão mais longa irá ao ar na BBC Two na sexta-feira. No episódio de sexta-feira haverá outra performance de Gilmour, a música "The Blue", de seu álbum solo "On an Island", de 2006.

A versão de estúdio dessa faixa conta com Wright nos backing vocals, que havia acompanhado Gilmour em turnê. O tecladista estava "se realizando com o que fazia" nos últimos anos, disse Gilmour. "Havia muita alegria nele".

Fonte: Whiplash

Nenhum comentário:

Mais um Prêmio..

Mais um Prêmio..
Obrigado a todos