sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Pink Floyd - Obscured By Clouds (1972) - Inglaterra


Faixas:

1) Obscured By Clouds - 3:04
2) When You're In - 2:23
3) Burning Bridges - 3:24
4) The Gold It's In The... - 3:30
5) Wot's...Uh The Deal - 5:04
6) Mudmen - 4:16
7) Childhood's End - 4:31
8) Free Four - 4:12
9) Stay - 4:04
10) Absolutely Curtains - 5:51

Músicos:

David Gilmour - vocal, guitarra, VCS3
Nick Mason - percussão
Rick Wright - vocal, teclados, VCS3
Roger Waters - vocal, baixo, VCS3

Obscured By Clouds, provavelmente um dos álbuns mais subestimados e menos conhecidos da banda inglesa Pink Floyd, foi gravado no fim do mês de fevereiro de 1972, em apenas uma semana, no estúdio francês Chateau D'herouville e mixado no mês de março do mesmo ano; além de ter sido produzido pelos quatro membros da banda. O álbum foi idealizado para compor a trilha sonora do filme francês La Valée (The Valley) do mesmo diretor do filme More, Barbet Schroeder, cuja trilha também fora composta pela banda.
Lançado no mês de junho de 1972, Obscured By Clouds foi o álbum do Pink Floyd que alcançou o maior êxito até então nas paradas americanas: um modesto Top 50.
Como de costume, a capa do disco foi realizada por Storm Thorgerson, amigo de longa data dos membros do grupo inglês. A arte consiste em uma imagem desfocada de um homem tentando alcançar algo em um ambiente bucólico.

Sigamos então com um excerto sobre a história do filme e posteriormente detalhes sobre as canções do álbum.

História do Filme (tirada do encarte do álbum Obscured By Clouds):


Viviane desfruta de uma confortável vida como mulher de um cônsul francês até ela visitar a Nova Guiné em busca de raridades para sua boutique em Paris. Lá ela conhece Oliver e é tentada a participar da expedição dele ao interior do país, atraída pela possibilidade de encontrar penas raras que só existem em áreas remotas. Líderados por Gaëten, eles viajam à procura de um vale secreto, indicado simplesmente como “obscured by clouds” (encoberto de nuvens) no mapa, um local reverenciado por seus habitantes como lar dos deuses. A jornada é longa e árdua – apenas a obsessão mística de Gaëten com o vale faz com que eles continuem a enfrentar condições cada vez mais hostis. Ao longo do caminho, eles encontram os “homens de barro” e são convidados a se juntar a uma cerimônia papua...consequentemente a pessoa “civilizada” de Viviane é despedaçada aos poucos com cada nova experiência até que não haja mais volta...


Canções:

O álbum abre com a canção homônima Obscured By Clouds. Uma faixa instrumental executada por Roger Waters e Rick Wright com os sintetizadores VCS3, com batidas repititivas e hipnotizantes de Nick Mason e solos de guitarra estridentes de David Gilmour. Uma faixa envolta no delicioso clima que permeia todo o disco.

Em seguida, outra música instrumental: When You’re In. Sintetizadores, bateria e guitarra formam um instrumental mais agitado do que o primeiro. Ótima atuação do Nick Mason com suas batidas simples, porém eficientes.

A bela e melancólica Burning Bridges, primeira faixa cantada do álbum, é um dos destaques. Ótima atuação vocal de David Gilmour e Rick Wright que à s vezes se revezam ou cantam em dueto, além da bonita letra composta por Roger Waters. Os tristes solos de guitarra parecem transportar o ouvinte para um local tranqüilo, isolado de tudo e de todos.

The Gold It’s In The... é a composição mais agitada. Sua letra é um resumo do filme La Valée, fala da aventura em uma terra desconhecida e paradisíaca. Excelentes solos de guitarra de David Gilmour que fazem qualquer um entrar no clima de aventura expresso na música. Ótima atuação, também, de Waters no baixo elétrico.

A pastoral Wot’s...Uh The Deal é extremamente agradável. Ótimo trabalho de Rick Wright nos teclados, admiráveis vocal e guitarra de Gilmour e, como já era de se esperar, maravilhosa letra de Roger Waters: “alguém mandou a terra prometida, bem eu a agarrei com ambas as mãos, agora sou o homem que está lá dentro e olhando tudo lá fora”. Uma das melhores do álbum.

Mudmen é uma música instrumental com a melodia muito semelhante a da já mencionada Burning Bridges. Solos angustiados de guitarra envoltos pelos sons de sintetizadores, teclados e baixo e a bateria compassada formam a bela canção.

Childhood’s End, uma composição de David Gilmour, inicia-se com o som de sintetizador surgindo aos poucos (fade in) para, logo em seguida, dar lugar a um ótimo riff de guitarra acompanhado por teclados. Um ótimo solo “Gilmouriano” é executado na metade da música.

Free Four possui um ritmo e melodia que flerta com o Country. Letra ácida de Waters que faz lembrar bastante Corporal Clegg do álbum A Saucerful Of Secrets. Foi certamente a faixa do álbum que teve mais destaque nos EUA. Ótima instrumentação.

Stay é uma balada belíssima, a mais cativante faixa de Obscured By Clouds. Ótimos vocais de Wright e maravilhoso solo de guitarra com o efeito Wah-Wah de David Gilmour.

Absolutely Curtains é a última música do disco, composta por sintetizadores VCS3 e percussão que cria um ambiente místico. Uma canção hipnotizadora que se encerra com cânticos da tribo Mapuga de Papua Nova Guiné.


Obscured By Clouds é um disco maravilhoso, um dos álbuns mais coesos da discografia Floydiana, último da fase de transição da era Barrett para a era Waters; porém esquecido até por alguns fãs da banda. Com ele o Pink Floyd alcançou o ponto alto de sua maturidade musical que culminaria com o álbum seguinte The Dark Side Of The Moon e mais tarde daria outros frutos excelentes: Wish You Were Here, Animals e The Wall.

http://soundchaser.com.br/phpBB2/viewtopic.php?t=7559

Nenhum comentário:

Mais um Prêmio..

Mais um Prêmio..
Obrigado a todos