quarta-feira, 27 de agosto de 2008
NEWS - Pink Floyd e Renee Fleming recebem o prêmio Polar de música
O rei da Suécia entregou nesta terça-feira (26) o prêmio Polar de música à soprano norte-americana Renee Fleming e aos músicos do Pink Floyd Nick Mason e Roger Waters por suas contribuições à ópera e música pop, respectivamente.
O primeiro-ministro sueco Fredrik Reinfeldt afirmou que a banda inglesa de rock deu uma "contribuição monumental...e capturou o clima e o espírito de toda uma geração com suas reflexões e atitudes".
Fleming foi saudada por sua "voz sublime e inigualável" pelo diretor do Metropolitan Opera de Nova York, Peter Gelb.
O público ovacionou os vencedores quando subiram ao palco para receber, cada um, o prêmio de US$ 157.700 (cerca de R$ 257 mil), entregue na Sala de Concertos de Estocolmo.
Fleming, 49, destacou a importância da cultura no dia-a-dia e homenageou os cantores suecos de ópera.
Já Nick Mason, 63, declarou que o Pink Floyd se sente honrado em receber o prêmio e que os companheiros de banda David Gilmour e Richard Wright sentiam muito por não poderem comparecer ao evento.
Waters, 65, homenageou sua mãe de 96 anos. "Se há alguma humanidade em meu trabalho, o que eu acho que há, devo a ela", afirmou o cantor e baixista, que deixou o Pink Floyd em 1983.
Artistas suecos cantaram músicas do Pink Floyd na cerimônia, entre elas "Another Brick in The Wall".
O Polar é o maior prêmio musical da Suécia e geralmente é dividido entre artistas do pop e da música clássica. O prêmio foi criado em 1989 por Stig Anderson, empresário do ABBA. Entre os ganhadores estão nomes como Paul McCartney, Bruce Springsteen e Quincy Jones.
Em 2007, os vencedores foram o saxofonista de jazz Sonny Rollins e o compositor Steve Reich.
Fonte UOL
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário