quinta-feira, 2 de abril de 2009

NEWS - Guitarrista do Pink Floyd grava música em apoio a hacker

O guitarrista do grupo inglês Pink Floyd, David Gilmour, participará de um protesto em Londres nesta quinta-feira contra a extradição do hacker Gary McKinnon para os Estados Unidos. McKinnon, atualmente no Reino Unido, é acusado de uma das maiores invasões ao sistema militar americano.

McKinnon foi preso em 2002 no Reino Unido, depois de invadir 97 computadores do governo americano e tentar entrar em outros 73 mil, segundo o site ComputerWeekly, causando um um prejuízo de quase US$ 500 mil. Em 2005, os Estados Unidos pediram sua extradição. O hacker confessou a invasão e alegou ter encontrado informações que comprovariam a existência de extraterrestres. A defesa de McKinnon alega que ele sofre da Síndrome de Asperger, uma forma funcional de autismo.

O protesto acontece nesta quinta-feira, 2 de abril, Dia Mundial do Autismo, e coincide com a presença em Londres do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para o encontro do G20.

O músico David Gilmour gravou a música "Chicago", de Graham Nash, que será tocada durante a manifestação, mas não poderá comparecer pessoalmente, de acordo com o jornal britânico The Register.

Janis Sharp, mãe do hacker, está organizando o protesto e reescreveu a letra da música com permissão de Nash, que ficou famoso por participar do grupo Crosby, Stills, Nash & Young.

Gilmour pode ter aderido à causa por se sensibilizar com a situação do hacker, uma vez que já apoiou outras causas relacionadas à saúde mental. Em um e-mail enviado à mãe de McKinnon, segundo o Register, o guitarrista diz que "concorda que seu filho Gary não deva ser extraditado aos Estados Unidos por essa ingênua invasão. É difícil aceitar que nosso sistema judiciário seja tão falho que não possa evitar isso".

Outro músico que apóia a causa de McKinnon é Sting, junto com sua mulher Trudie Styler.

O Register noticiou que também há planos de juntar vários artistas em uma gravação da música "Only a Fool", escrita pelo próprio hacker, com renda destinada a instituições de apoio ao autismo. Outra música composta por McKinnon pode ser vista no YouTube, pelo atalho tinyurl.com/c4b3hj.

O site oficial da campanha contra a extradição do hacker é freegary.org.uk.

FONTE: Terra

Um comentário:

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/user/officialdavidgilmour?blend=1&ob=4

Mais um Prêmio..

Mais um Prêmio..
Obrigado a todos